sábado, 13 de março de 2010

Alfabeto Grego

Clique na imagem para ampliar a Tabela - Alfabeto GregoPara começar a estudar o grego, aprender o alfabeto é o grande passo. Recomendo exercitar copiando a mão as letras numa folha de papel.

No início dê mais atenção às letras minúsculas. Pois os materiais de estudos já estão em minúsculos. [É bom conhecer as letras MAIÚSCULAS antes de verificar um manuscrito (codex).] Gravando primeiro as minúsculas, já dá para ir estudando os textos da bíblia em grego. O resto aprende naturalmente, no decorrer dos estudos.

A ordem das letras é bom saber para quando for consultar um dicionário impresso, decorando a ordem economiza-se o tempo. No caso de consultar dicionário online nem é necessário.

Letras Minúsculas: α, β, γ, δ, ε, ζ, η, θ, ι, κ (ϰ), λ, μ, ν, ξ, ο, π, ρ, σ ς, τ, υ, φ, χ, ψ, ω.


Obs.1 Cuidado com a letra κ (Kappa), existe uma fonte do computador que parece um “x”, mas é o ϰ (Kappa).

Obs.2 O ρ (Rô) parece com o nosso p, então costuma confundir o cérebro, uma dica é escrever com a bola do p mais fina, ou até mesmo, a bola do p em triângulo, até o cérebro acostumar com a letra ρ (Rô). Escreva diferente da letra p do português para ajudar a diferenciar no seu cérebro. Exemplo: Comece o traço da letra ρ (Rô) partindo do meio faz a bola menor e mais fina de baixo para cima e depois finaliza o traço.

Obs.3 O ρ (Rô) o nome não é "Rô" de rosa, é "Rô" de caro.

O ρ (Rô) só terá som de "r" de: rato, reto, Ricardo, Ronaldo, rua; quando o ρ (rô) esteja acompanhado da aspiração áspera (um sinal de um pequenino "c" em cima das letras), como no caso das palavras “ῥαββί (rabi) - mestre, ῥέδα (réda) - carrinho, ῥιπή (ripê) - piscar, ῥομφαία (romfaía) - espada, Ῥουβήν (Rubên) - Rúbens”. (Obs. entre parênteses a pronúncia)

Inclusive tome cuidado, pois alguns livros que usamos para aprender o grego bíblico no Brasil, ensinam erradamente (na minha opinião), dizendo que o "ρ” (rô) transliteração “R”, pronúncia como em “rádio”, mas isso só acontece se tiver a aspiração áspera. A aspiração áspera tem o som de "h" do hot-dog do inglês, o mesmo som do "r" de: rato, rádio, rosa, etc.

Essa confusão de pronúncia ocorre porque no português a letra “R” tem duas formas de pronunciar, quando está no início e quando está no meio. Mas no grego o "ρ” (rô) terá o som de "r" do “coração, careta, carioca, couro, urubu”, independente de estar no início da palavra ou no fim.

Esses detalhes da pronúncia só serão necessários se você for se comunicar com outros estudantes bíblicos internacionais. Sabendo que cada país terá seus sotaques, como neste caso.



O que é a transliteração?

A transliteração é as letras correspondentes sendo substituídas para outro idioma.
É diferente da pronúncia.
É apenas a forma como se escreve a palavra usando os caracteres correspondentes.

“Transliterar é transcrever a escrita de um alfabeto em outro.”

Exemplo: ΜΑΡΤΥΡΕΣ - testemunho

Μ transliteração=M, pronúncia=”M” de mesa
Α transliteração=A, pronúncia=”A” de gato
Ρ transliteração=R, pronúncia=”R” de cara
Τ transliteração=T, pronúncia=”T” de taco
Υ transliteração=Y, pronúncia=”Ü” Müller do Alemão
Ρ transliteração=R, pronúncia=”R” de cara
Ε transliteração=E, pronúncia=”E” de pé
Σ transliteração=S, pronúncia=”S” de sapo

{Υ pronúncia=””Ü” Müller do Alemão, (algo como “ui”, faz o bico como se fosse falar o “u” e diz o “i” fechado)}

Então o ΜΑΡΤΥΡΕΣ transliterado para o português ficaria MARTYRES
Só que normalmente as fontes de pesquisa estão em inglês, então acabo por utilizar a transliteração para o inglês que ficaria MARTURES.

Utilizamos a transliteração na hora de citar um texto em grego, para outros que ainda não sabem ler em grego.
A transliteração ajuda também aos que não tem a fonte tipográfica grega instalada, possibilitando reconhecer e identificar a palavra grega. (para baixar as fontes do grego clique aqui)

Como era a pronúncia do Grego Koinê?

Vai saber...rs
Nem a pronúncia erasmiana, nem mesmo a pronúncia reconstruída que aprendemos ao estudar o grego bíblico, não são fieis ao grego falado na época, nem é igual ao grego moderno.

Atualmente utilizamos a pronúncia reconstruída que é uma padronização internacional para que os estudantes do grego bíblico espalhado pelo mundo possam se comunicar, sem entrar em conflito. Se conseguir se comunicar já estará cumprindo o objetivo.


A pronúncia descrita na tabela.
Essa tabela do alfabeto grego é a conclusão que cheguei da pronúncia reconstruída, baseado nos livros e materiais de gramática de grego koinê, em: português, inglês, japonês, espanhol, comparando também com a pronúncia do grego moderno. Cada país, cada região apresentam sotaques, os comparei procurando eliminar esses sotaques.


Qual pronúncia devo aprender?
Comecei a aprender grego na pronúncia reconstruída, mas estou achando que poderá ser mais benéfica aprender a pronúncia do grego moderno. A vantagem de aprender na pronúncia do grego moderno é que se futuramente precisar ir à Grécia, já estará bem preparado.


Quem quiser ouvir a pronúncia em grego moderno, temos uma postagem video aula do grego moderno clique aqui.
E outra postagem com lista da bíblia narrada em grego para download clique aqui. (pronúncia reconstruída com sotaque)







5 comentários:

  1. Estou precisando da ajuda do autor deste blog para conferir a grafia, transliteração e pronúncia de três termos gregos. Solicito, por gentileza, que ele envie contato para o seguinte e-mail: paulotrully@gmail.com

    Muito grato,

    Prof. Paulo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. caso queira conhecer um metodo de memorizacao do alfabeto grego (koine) visite meu canal....
    https://www.youtube.com/watch?v=GEtKRiGFzP4

    ResponderExcluir
  3. caso queira conhecer um metodo de memorizacao do alfabeto grego (koine) visite meu canal....
    https://www.youtube.com/watch?v=GEtKRiGFzP4

    ResponderExcluir
  4. QUANTO ÀS PALAVRAS QUE POSSUEM LETRAS QUE, QUANDO JUNTAS POSSUEM OUTRO SOM (OI,POR EXEMPLO); ESSA REGRA SE APLICA AO KOINÉ OU SOMENTE AO GREGO CONTEMPORÂNEO?

    ResponderExcluir
  5. "Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
    Mateus 6:25-34

    Deus quer nos usar! Vamos nos colocar à sua disposição para que Ele nos use nesses dias! Estamos dispostos a servir ao Senhor na sua obra?

    Deixe-nos preparar-lhe para se sobressair na mente e no espírito. Vamos prepará-lo para aplicar conhecimento e fé juntos, para que você possa liderar o caminho.

    📖 | Examinai as Escrituras
    😊 | Marca um amigo ou compartilhe
    🔔 | Ative as notificações

    Acesse nossos sites e confira nossos cursos de teologia:

    http://www.institutogamaliel.com
    http://www.institutogamaliel.org
    http://www.institutogamaliel.com.br
    https://www.pastoreseteologos.com/
    http://institutodepsicanalise.com.br

    Cursos de Teologia & Capelania
    https://whats.link/institutogamaliel
    WhatsApp: +55 81 9 9640-8559
    Estamos a sua inteira disposição
    INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL

    ✅@prflavionunes #prflavionunes #FocoNaPalavra
    @pastorflavionunes #pastorflavionunes

    #jesus #biblia #cursosinstitutogamaliel #teologia #institutoteologicogamaliel #estudeteologiaconosco #institutogamaliel #curiosidadesbíblicas #bíblia #examinai

    https://web.facebook.com/prflavionunes/
    https://www.instagram.com/prflavionunes/
    https://pastorflavionunes.com.br/


    Paredão de Jesus - Felipão

    ResponderExcluir